Considerados por muitos verdadeiros "doidos de pedra", que só observam as formações rochosas, os geólogos começam a ganhar mais espaço nas empresas graças a investimentos em áreas de mineração e petróleo. "Ainda existe aquela idéia que os geólogos são um bando de malucos que passam por longas viagens e rotinas de campo apenas para olhar pedras", diverte-se o coordenador do curso de Geologia da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), Gerson Fauth.
Mas afinal, o que faz o geólogo? A Geologia tem como objeto de estudo as características do interior e da superfície da Terra. "Com observações simples das rochas poderemos encontrar grandes jazidas e mudar o rumo econômico de uma grande região ou até mesmo de um país", garante Fauth.
Mercado - As principais áreas de atuação do geólogo são pesquisas minerais, mineração, mapeamentos geológicos e petróleo. O aproveitamento do solo passa, necessariamente, por uma análise feita por um geólogo. Conforme o professor da Unisinos, o salário inicial do profissional é o piso da categoria, nove salários mínimos.
É pra você? - Não gostar de rotina é um importante pré-requisito para o geólogo, já que esse é um profissional que vai viajar bastante de um lado para o outro. "É bom que goste de conhecer lugares novos", avisa Fauth. Entre as disciplinas preferidas na escola, devem estar geografia e história. "Também é importante que o aluno tenha um pouco do gosto pela investigação e pesquisa", afirma.
O que vem por aí - Uma das mais importantes descoberrtas dos últimos tempos da Petrobras passou pelas mãos de geólogos, aposta o coordenador do curso da Unisinos. "A descoberta de petróleo na camada pré-sal surgiu de observações e interpretações das rochas feitas por geólogos em campo e há pouco tempo", comenta. Outra área promissora é a ambiental. "O segmento tem requisitado cada vez mais profissionais geólogos, seja na elaboração de laudos geológicos, seja em participação em estudos de impacto ambiental de empreendimentos."
Diferencial - Para o professor, além da dedicação ao curso, um grande diferencial na faculdade é dominar uma língua estrangeira. "Preferencialmente o inglês", avisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário